terça-feira, 31 de março de 2009

Diria Walter Benjamim: A Seleção Brasileira Perdeu a Aura.




O filósofo Walter Benjamim escreveu um ensaio intitulado “A obra de arte no tempo de sua reprodutividade técnica”, pretendia estabelecer um novo olhar sobre a arte, que com o advento da Indústria Cultural, perdera a aura. Se fizermos um pequeno esforço, podemos fazer uma analogia sobre a idéia de Benjamim e a atual Seleção Brasileira.





Após o empate – injusto para os equatorianos – diante da Seleção Equatoriana, a Seleção Canarinho, que não é mais a cara do Brasil, enfrenta nesta quarta-feira a seleção peruana, última colocada nas eliminatórias sul-americanas para a próxima Copa do Mundo.

A Seleção Brasileira está na quarta posição do torneio, esta é a posição limite para garantir uma vaga na próxima Copa do Mundo, que será realizada na África do Sul. O quinto colocado, neste momento o Uruguai, disputa uma vaga na repescagem contra o campeão da Oceania.

Com uma atuação mediana a seleção ganha cada vez mais a antipatia da torcida brasileira, não se vê mais por parte do torcedor brasileiro, a noutro hora tão natural empolgação, isso devido à falta de identificação do time com a torcida.

Ai entra a idéia de Benjamim. Teria a seleção perdido sua aura? Que identificação tem Felipe Melo, Marcelo, Daniel Alves dentre outros com a Seleção Brasileira?

Dunga numericamente tem feito um trabalho razoável, apesar de não achar correto e honesto sua posição de treinador da seleção, creio que uma troca de técnicos não resolveria o problema se não fosse acompanhada de uma mudança filosófica no comando da CBF e nas convocações da seleção. Para ser mais claro não adiantaria, em minha opinião, colocar Luxemburgo ou Muricy no comando da seleção se eles continuassem a convocar os mesmos jogadores que Dunga convoca. “O problema central está nos jogadores”.

Quem assistiu ao jogo contra o Equador viu a atuação apática de Ronaldinho Gaúcho, Robinho e companhia. Se seleção é momento, Dunga e sua comissão vêm sendo incoerentes. A maioria dos jogadores pouco ou nada se importa com a torcida, seja fisicamente ou na forma de jogar, perderam as características brasileiras, são “Latino-Europeus”.

Essa política por parte de Dunga e da CBF está matando o futebol brasileiro, Ricardo Teixeira se agarrou ao cargo de dirigente máximo do futebol brasileiro como uma jibóia agarra sua presa na hora da refeição, e o que é mais desanimador é fato de que em 2014 a Copa do Mundo se realizará no Brasil, o que faz com que provavelmente Teixeira não largue o osso, perdão, a CBF até a conclusão da Copa.

Indignante também é a postura dos grandes craques da história do futebol brasileiro, estão calados diante de tamanha atrocidade. O senhor Edson Arantes do Nascimento, que tanto gosta de dar “pitacos” na conduta de jogadores, deveria se manifestar a respeito dessa verdadeira ditadura por que passa a CBF. Não só Pelé, mas todos os outros.

Para se resgatar a magia do futebol brasileiro deve-se identifica-la com o povo, formar um esquadrão conforme a vontade popular. Deveria ser a pretensão dos futuros jogadores brasileiros jogar pela seleção, mais não é, ao menos não parece ser. Se você perguntar a um jovem jogador de categoria infantil qual seu sonho, fatalmente sua resposta será jogar em algum grande clube da Europa, a seleção quando muito é conseqüência.

Não sou contra a convocação de jogadores que atuam na Europa, porém vejo como inaceitável que esse seja o paradigma para ser convocado para a Seleção Brasileira.

Por fim ai vai minha seleção:
Goleiros: Rogério Ceni, Marcos. (Julio Cezar está em boa fase, mas antes dele Rogério Ceni e Marcos já estavam em ótima fase).
Zagueiros: Miranda, Lucio, Luizão, André Dias e Breno.
Laterais: Jorge Wagner, André Santos, Maicom, Fábio Aurélio.
Meio: Kaka, Pierri, Hernanes, Ramires, Elano, e Alex.
Ataque: Robinho, Luiz Fabiano, Kleber (Cruzeiro) e Nilmar. (Se Ronaldo continuar com a boa seqüência tem vaga na seleção).

Por Gutemberg Mendes Tavares

segunda-feira, 16 de março de 2009

Uma Temporada Recheada de Gols.

A temporada 2009 do futebol brasileiro está muito bem servida de goleadores, as redes prometem balançar.

Atacantes já consagrados e grandes promessas suscitam a expectativa de que neste ano haverá fartura de gols pelo Brasil. Os três artilheiros da edição 2008 do Campeonato Brasileiro – Washington, Keirison, e Kleber Pereira – continuam a jogar por times brasileiros, também não seguiram rumo Europa ou Arábia, Nilmar, Alex Mineiro e Borges. Por fim, para a alegria geral da “torcida brasileira” como diria Fiori Gigliotti, o Penta Campeão Mundial, Frederico Chaves Guedes, “Fred”, jogará pelo Fluminense, e Ronaldo “Fenômeno” jogará pelo Corinthians.

Só isso já seria o bastante para inflar no torcedor o sentimento de confiança em seus times de coração, porém o circo 2009 nos gramados nacionais ainda conta com maestros que prometem municiar os matadores, - Hernanes, Diego Souza, Douglas, Ramires, Jorge Wagner, Cleiton Xavier, Alex, Neimar e Thiago Neves – dentre outros, devem contribuir para o show.

A muito não se via atuando no Brasil tantos jogadores de alto nível, fato é que a crise econômica mundial contribui para a permanência de muitos desses nomes, noutros tempos Hernanes, por exemplo, já estaria se apresentando em gramados italianos, espanhóis ou ingleses.

Essa permanência de grandes nomes em clubes brasileiros levanta dúvidas ao critério usado pela comissão técnica da Seleção Brasileira, que costuma convocar jogadores que atuam na Europa, por supor que se o jogador realmente é acima da média atua naquele continente.

Será que Gilberto Silva ou Josué são melhores que Hernanes ou Ramires?

Seleção Brasileira a parte, a nós que apreciamos o bom futebol fica a sensação de que este ano será de muitas alegrias, a permanência e a chegada de grandes nomes, alimenta a paixão brasileira pelo futebol, paixão que andava a míngua com as falcatruas dos cartolas, campeonatos fracos, e a falta de qualidade dos times.

Kleber arrebentando no Cruzeiro, Nilmar deitando e rolando no Inter, Keirison marcando a cada jogo, Washington comandando o ataque do Tricolor Paulista, e Ronaldo fazendo o de sempre no Corinthians, dão uma demonstração nos estaduais do que farão no nacional.

Tomara se confirme!


Por Gutemberg M. Tavares

segunda-feira, 9 de março de 2009

Arrependido, árbitro belga pede a goleiro para defender pênalti

Gazeta Esportiva

Vervecken errou, pediu para Nicolas Ardouin salvar a sua pele, mas a cobrança foi convertida por Bryan Ruiz González

BRUXELAS (Bélgica) - O mundo do futebol segue cheio de surpresas. Na Bélgica um árbitro pediu para o goleiro defender um pênalti ao perceber que cometera um equívoco ao assinalar a infração.
O autor do inusitado pedido foi Peter Vervecken, que marcou um pênalti inexistente para o Gent no confronto contra o Tubize, válido pelo Campeonato Belga, e "se arrependeu" de sua marcação."Quando o árbitro percebeu que não poderia mais voltar atrás na decisão, veio perto de mim antes do pênalti e me implorou para que eu evitasse aquele gol. Nunca havia acontecido algo do gênero na minha carreira", revelou o goleiro do Tubize, Nicolas Ardouin.O esforço do árbitro para corrigir seu erro, no entanto, foi em vão, pois Ardouin não conseguiu defender a cobrança do porto-riquenho Bryan Ruiz González, que marcou o gol para o Gent.

Veja o pênalti e o inusitado pedido do juiz depois:
http://www.youtube.com/watch?v=vLzwmTyp9iI&eurl=http://esporte.ig.com.br/futebol/2009/03/09/arrependido+arbitro+belga+pede+a+goleiro+para+defender+penalti+i