sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Panteras de ouro

Punhos vestidos de negro ao ar. Pés descalços, com meias negras. Cabeças baixas para o hino do país opressor.


Foi assim que Tommie Smith(centro) e John Carlos(direita), medalhistas na Cidade do México em 1968, se posicionaram no pódio olímpico há exatos 40 anos.


Antes dos jogos, o sociólogo Harry Edwards, fundador do Projeto Olímpico para Direitos Humanos (OPHR, em inglês), havia tentado articular um boicote dos jogadores negros norte-americanos aos jogos. Para Edwards, eles deviam se recusar a "ser utilizados como animais de performance".


O vencedor dos 200m rasos de 1968 era amigo de Edwards e por pouco não aderiu ao protesto. Já Kareem Abdul-Jabbar(foto), o maior pontuador da história do basquete preferiu não defender as cores norte-americanas.


“Se eu vencer, sou um americano, não um negro americano. Mas se eu fizer algo ruim, então eles diriam que sou um preto. A América negra vai entender", afirmou Smith, então detentor de sete recordes mundiais.


O presi do Comitê Olímpico Internacional(COI), Avery Brundage, ordenou a expulsão dos atletas da vila olímpica e declarou que o ato foi “uma quebra deliberada e violenta dos princípios fundamentais do espírito olímpico”. Contudo, a medalha de ouro e de bronze não foram cassadas.


O australiano Peter Norman, branco, que ficou com o segundo lugar também foi marginalizado por ter utilizado um pin da OPHR em seu agasalho no momento do recebimento da medalha. Mesmo obtendo o índice olímpico para Munique-72(ai ai, aí dá outra história. dale olímpiadas!), Norman foi impedido de participar dos jogos.


Pra você, mané, vá fazer algo interessante. Busque conhecer os grandes nomes do Partido Panteras Negras para Auto-defesa. Cito alguns, apesar do movimento ter sido obtido, única e exclusivamente, pelo povo e para o povo: Huey Newton e Bobby Seale(foto), Mumia Abul-Jamal, Malcon X, Martin Luther King, Angela Davis, Família Shakur, Che, Bob Marley, Mao-Tse, Karl Marx...

você preguiçoso, pelo menos desfrute da excelente película Panteras Negras.


ps. devido a incompetências computadorísticas, está dificílimo postar as outras 11 partes do filme. porém, em breve, o problema será resolvido. Não seja inútil. Entre no seu tubo e procure as demais.

tchau
Zau, capo!!

Um comentário:

Gutemberg M. Tavares disse...

Não atoa você tirou 10 com o Zamagna.

Um belo texto.

Abraço