terça-feira, 23 de setembro de 2008

Brasil – Copa do Mundo de Futebol 2014.

No dia 22 de Setembro, última segunda-feira, a (FIFA), Federação Internacional de Futebol Association, anunciou um Leopardo como mascote para a copa de 2010, que será realizada na África do Sul.

Jérôme Valcke, Secretário-geral da entidade, destaca que Zakumi como é chamado o mascote, representa o povo, a geografia e o espírito da África do Sul.

O nome foi escolhido por tratar-se de uma combinação de palavras em dialetos africano, como "ZA", abreviação para África do Sul, mais "kumi", forma escrita do número dez em alguns países do continente.

Mais apaixonado por futebol do que os africanos somos nós brasileiros, e sabendo que após a copa da África do Sul o maior evento esportivo do planeta será realizado no Brasil, “O País do Futebol”, alguns brasileiros como eu apesar da distância já imaginam a realização do evento.

Entendo ser até um tanto quanto precoce, porém por ser o Brasil o país sede da copa 2014, aproveito o gancho e questiono sobre qual seria o mascote ideal para Copa do Mundo de 2014.

Sabendo que a (FIFA), é quem da o aval final para a escolha do mascote, resta-nos esperar que sejam coerentes e escolham um personagem que tenha identificação com a cultura de nosso país.

Poderia ser um Índio, homenagearia o povo que por vezes foi tido como o problema de nossa sociedade, quando na verdade deveria e deve ser motivo de orgulho como bem manifestou Oswald de Andrade.

Quem sabe uma ave – Arara - expressaria toda nossa riqueza da flora e fauna.

Talvez o Saci-Perere, personagem criado por monteiro lobato que ressalta a irreverência e o negro brasileiro ou ainda todo o sítio do Pica Pau Amarelo.

Possibilidades e candidatos temos aos montes, só espero que não façam como nos jogos pan-americanos, realizados no Rio de Janeiro em 2007, onde o mascote se chamava “Cauê”...

Escolher o sol como personagem até pode-se considerar, uma vez que o Rio tem exuberantes praias e um verão dos melhores, agora o nome “Cauê” mostra-se totalmente incoerente com o Rio de Janeiro e com qualquer outro lugar do Brasil.

Ao olhar quem esteve por trás da escolha “PlimPlim”, já não se fica tão espantado, na ilusão de interatividade eles deixaram a cargo de seus expectadores a escolha do nome, e veja no que deu!


Gostando ou não de futebol todo brasileiro sabe a importância que este esporte tem em nossa cultura e sociedade, isto é histórico, haja visto a final da copa de 1950, onde o Brasil saiu derrotado por 2 tentos a 1 para a Celeste, seleção do Uruguai. “Sem dúvida um dos três maiores velórios já vistos por estas bandas”.

Cabe a nós que gostamos de futebol e ainda mais do Brasil, ficarmos atentos e tentarmos de alguma forma estimular a escolha - não só para a Copa do Mundo, más para qualquer outro evento - de pernosagens inerentes a nossa história e assim vermos nossa cultura um pouco mais prestigiada.

“No Brasil uma Copa do Mundo não é simplesmente uma disputa de partidas de futebol, este evento trás alto grau de simbolismo e sentimentalismo, até mais que uma eleição presidencial, felizmente ou infelizmente”. Gutemberg Tavares.

Gutemberg Mendes Tavares.

11 comentários:

Gutemberg M. Tavares disse...

Felizmente!!!


saci? índio? boas idéias.. cabe mais reflexão para pensar em novos.

Gutemberg M. Tavares disse...

Zau comentou acima, haha

Unknown disse...

Muito interessante o texto.
Por um lado irônico (ou trágico), o mascote poderia ser um traficante correndo da polícia, ou vice-versa, com o acrescimo de uma bola, pois é essa a realidade mostrada para o mundo (vide tropa de elite, cidade de deus e agora onibus 175).

Agora, por um lado mais irônico (porém bastante viável)o mascote poderia ser um santo, como por exemplo, O SÃO PAULO, pois representa o nome do Estado mais significativo do País, bem como, do time brasileiro de futebol mais conhecido do mundo.

Como referida situação não agradaria a todos (em respeito aos evangélicos), o mascote apropriado para representar a copa do mundo 2014 poderia ser o "Zé Carioca".

Abraços e sucesso.

Postado por Erivelton

lenah disse...

ah eu gostei da ideia da arara...poderia ser a canindé (a verde e amarela sabe?/) mas com um nome descente..nada de caue...maria...essas coisas um pouco pobres.
A arara seria uma boa representante da identidade brasileira...

Unknown disse...

Gutão,aí sim ein! Sabe, pensei, pensei e cheguei a conculusão que moleque seria o melhor nome do mascote. Além de fazer parte do léxico e da cultura brasileira hoje em dia está na moda esse termo " a moleque". A palavra deriva do quimbudo africano, uma espécie de dialeto da região de Angola e possívelmente veio parar aqui pelos escravos.Existi toda uma questão cultural e de representatividade nesse nome.
Gracias guto!

Deise Maturana disse...

Olá..
O mascote poderia ser metade índio e metade jogador de futebol,Tendo o índio e o futebol como a cultura do Brasil.

Gilson Motta disse...

Falaeee

intão velho, eu gostei da idéia do nome "moleque", mas quanto à idéia de um mascote, fico com a impressão que seria melhor um animal que representasse o país, como dito.

Um animal que acho ser interessante é um mico-leão-dourado.

Acho que seria engraçado um macaquinho com uma bola ahuahuha...

O mico-leão tem akela "barba" que envolve a cara dele toda, o que poderia representar o sol do RJ tbm... além do que, se não me engano, só é encontrado na amazônia.

Gilson Motta disse...

Ow...

esqueci de avisar...

http://digestaodeideias.blogspot.com

ta ae o blog da sala...

Voltando ao assunto de mascote...
acho que o mico-leão poderia virar motivo de chacota por parte dos argentinos, então poderia ser um cachorro...

Um cachorro pq oq não falta no país é esse animalzinho, que é como os brasileiros. É, no sentido de que mesmo quando as coisas estão complicadas o brasileiro consegue se sair bem, estar feliz... passa por cima das coisas com facilidade... esquece com facilidade..

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

humm
antes do mascote, pro gutão aí (seja lá quem for esse cara):
o ônibus é 174, e não 175
vai pegar busão errado, errar o caminho, parar na favela e levar bala perdida, hein...

Anônimo disse...

Quem sabe uma marionete seja um bom mascote... mula da silva talvez seja um bom nome.
Mas o esporte preferido do brasileiro não é o RUGBY?