segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pai Zau e suas previsões para 2009.

Como todos viram meu amigo Gutemberg informou, portanto eu vou analisar.

A começar pelo mais querido da cidade. O alvinegro do Parque São Jorge se reforçou bem mas não investiu em ninguem, exceto Ronaldinho, com a qualidade de Washington, Arouca, Lúcio Flávio, Keirrison ou Bolaños. Mas isso não parece ser problema para o gaúcho Mano Menezes que acaba contando com um elenco mais forte que seus rivais alviverde e praiano.

Pelas mãos de Mano Menezes o timão virá esse ano a seguir o esquema mais moderno, já implantado na Série B: 4-2-3-1.

O quarteto defensivo não tem dúvidas, Alessandro, Chicão, Willian e André Santos. Alessandro, Chicão e Willian são os porta-vozes do treinador, que ainda conta com Túlio para fazer esse papel mais a frente. Alessandro, de excelente passe e inteligência, e André Santos são comumente vistos no ataque com os 'pontas', Morais e Dentinho.

No meio campo Cristian parece que já ganhou a posição. Ganhou na disposição e consciência tática. O seu companheiro de volância ainda não está definido, mas me parece que será Túlio o titular, por sua liderança dentro de qualquer elenco. Porém, o Mano já percebeu que Elias faz essa função com extrema dinâmica, pois é um jogador que marca e se projeta no ataque com muita agilidade, assim como Cristian.

Douglas, ou melhor, Zidouglas. Não preciso falar nada do 10.

Nas ''pontas'' aparece a atual dor de cabeça do treinador, uma vez que Dentinho está na seleção sub-20 e Morais suspenso por socar o Marquinhos do Avaí, ex-bambi. Portanto o´gaúcho já demonstrou que no momento seu time joga com Cristian e Túlio, Elias cai pela direita e Jorge Henrique pela esquerda. Confesso que pelo estilo de jogo, prefiro ver o Lulinha jogando aberto na direita pois o futebol dele casa muito bem com o de Alessandro. Pela dinâmica, o time com Lulinha exige a presença de Elias na função de 2º homem de meio e de marcação.



O tricolor foi quem melhor contratou.
Rodrigo era um ponto fraco do time de 08 e para isso o tricolor fechou com Renato Silva.
A falta de um camisa 10 foi a prioridade dos cartolas da Vila Sônia. Muitas apostas foram feitas para 09 e creio que dificilmente todas venham a falhar. Os dirigentes fecharam com Arouca e Júnior César, ambos do Flu. Você irá me perguntar: mas um é camisa 8 e outro é 6, não era um 10? aí que está, com a chegada de Arouca o atual tri nacional poderia escalá-lo junto a Jean e avançar Hernanes para que ele exerça essa função ou então manter a dupla Hernanes-Jean e escalar Júnior César na esquerda, assim Jorge Wagner ganha liberdade para jogar no meio campo, assim como jogava no Corinthians campeão paulista de 2003, quaando deixou 2 gols nas redes de Ceni na decisão.
Ou, se tudo der errado, o Muricy volta a jogar com Hugo na armação.
Washington dispensa comentários. É titular absoluto do ataque tricolor. Creio eu que pelo estilo de jogo o Dagoberto sai na frente, mas pela qualidade técnica o Borges ficaria com a posição.

Em meio à crise econômica e, pricipalmente, política interna do clube o verdão demorou a se reforçar e parece ser o time com maiores carências entre os 4 grandes. Hoje o verdão apresentou Edmilson que será peça chave dos italianos.
O Palmeiras está de zaga nova, Danilo e Maurício, e laterais também, Capixaba e Jéfferson. Nas alas não tenho dúvida que o verdão perdeu, e muito, em qualidade - antes contava com Elder Granja e Leandro. Já a defesa ganhou a segurança de Danilo, mas creio eu que podia ter mantido o ídolo da torcida Roque Jr.
Entre os volantes o verdão perdeu o talento de Léo Lima e não repôs. Conta com Pierre e Sandro Silva, além de Evandro, que é mais ofensivo e de excelente passe.
Digo que o Edmilson será peça chave pois ele saberá compor o 3º homem defensivo ao lado de Danilo e Maurício, além de encostar com Pierre, principalmente quando o Luxa escalar Cleiton Xavier para jogar junto ao Diego Souza. Assim os fracos alas segurariam mais e o verdão alternaria o 3-5-2 para o 4-4-2 durante toda a partida.
O menino Keirrison, rrison em homenagem ao eterno Morrison, é outro que dispensa comentários, mete gol com muita facilidade, um craque.
Para ajudar o jovem centroavante o verdão conta com Willians, Marquinhos e, argh, Lenny.



O peixe, como disse nosso amigo Gute, "não mete medo em ninguem". Não mete pq esperam resultado acontecer para analisar.
Mesmo perdendo um de seus principais talentos, Kléber, o Santos vem com um time fortíssimo para 09, resta saber se não haverá nenhum problema durante a temporada, pois falta suplentes ao alvinegro praiano.
A zaga formada por Adailton e Domingos é um tanto caneleira mas é apta, ainda mais sabendo que a frente deles se tem Rodrigo Souto e o esforçado Brum.
Para as laterais o peixe conseguiu fechar com Léo, Triguinho e Luizinho. Os dois primeiros disputam uma posição e me parece que Triguinho sai na frente. Luizinho parece ser um jogador razoavel e espero ele jogar mais para comentar, mas caso não dê certo o Triguinho já atuou bastante vezes pela direita.
O peixe traz, assim como eu imagino vê-lo, o mesmo esquma do timão: 4-2-3-1.
E aí que está o ponto forte do time do rei. Com o maestro Lúcio Flávio - que já vestiu a 7 do Garrincha e agora veste a 10 do Pelé - centralizado, o peixe tem dois ótimos jogadores para jogar nas laterais do campo: "o foda" Mádson, ex-Vasco, e Bolaños, que não é o Chaves mas joga mais que o Luis Pereira e o Barbirotto juntos.
Esse trio Lúcio Flávio-Mádson-Bolaños tem tudo para encantar no futebol brasileiro.
Quem ganha é o reggaeiro torcedor do peixe e principalmente o matador Kléber - agora que o Kléber-lateral deixou o time ele pode voltar a ser chamado como nos tempos de Atlético Paranaense e México - que, se foi artilheiro com um time sem armador, imagina com 3!!!
Vamos esperar para ver, mas o futebol paulista está de parabens dentro do campo.
Fora dele segue o mesmo fascismo de sempre.
Em breve voltarei com a análise dos times do interior e dos principais times do Brasil.
abraços,
Pai Zau.


3 comentários:

Gutemberg M. Tavares disse...

Boa Pai Zau rs, contudo como sempre o senhor é parcial e ataca sem motivos "ex-bambi" "final do pauluista ceni buscou duas vezes a bola no fundo do gol"

Mas é isso meu caro, boas análises!

A única previsão que faço é que o meu tricolor, em 2009, erguerá muitos troféus!

Deise Maturana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deise Maturana disse...

Pai Zau haushuashuahsuaaa..

Bom texto, mais aqui vai a minha previsão pra vc pai Zau.. que o tricolor em 2009 irá erguer mtos troféus pra sua infelicidade de fato =D

Parabéns.