quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Expectativa para 2009


Por Gutemberg M. Tavares

O ano de 2009 no tangente a futebol promete muitas emoções e mais qualidade que o ano que passou.

O futebol paulista se mostra mais forte do que nas últimas temporadas, ao menos no papel os times são muito fortes. Exemplo disso encontra-se no fato de os três artilheiros do “Brasileirão 2008”, Kleber Pereira, Waschington e Keirrison defenderem respectivamente, Santos, São Paulo e Palmeiras.

Difícil saber qual clube está mais forte, creio que devido ao treinador e a base, o São Paulo Futebol Clube larga com ligeira vantagem, além do três vezes consecutivas Campeão Brasileiro e quatro vezes melhor técnico do Brasil, Muricy Ramalho, o Tricolor do Morumbi trouxe jogadores com potencial, Waschington, ex-fluminense e carrasco do tricolor é o de maior destaque.

O 6-3-3 anda de bem com os troféus, contudo nos dois últimos anos caiu na fase eliminatória da competição que mais interessa a torcida, Libertadores da América.
Muricy terá mais uma chance de conquistá-la, o time dessa vez vem mais forte do que nas duas últimas temporadas, e por isso o Tricolor aparece como um dos favoritos a conquista do torneio intercontinental.

Quanto aos outros campeonatos, devido a seu histórico recente o tricolor é sempre visto como um dos candidatos à conquista, e não será surpresa se o São Paulo se consagrar Hepta e Tetra Campeão Brasileiro, já o Paulista e Sul-americana vem em segundo plano.

No Verdão, a expectativa também é boa, além do consagrado comandante, o Palestra também trouxe reforços de peso, como Marquinhos, ex-Vitória e Cleyton Xavier, que defendeu o Figueirense em 2008.

Somado a isso o clube ainda sonha em manter Kleber – O Gladiador – e a apresentação de Keirrison já em janeiro está acertada, o Coritiba aceitou liberar o atacante por cerca de dois milhões de reais.

Luxa nunca venceu uma libertadores, esse ano terá novamente a oportunidade, evidente que o Palestra, por sua grandeza, sempre que esta em uma competição objetiva o título, porém se o Verdão nada ganhar em 2009, não será surpresa para a maioria.

No peixe a expectativa é de um ano bem melhor que 2008, ano em que o time de Pelé não foi rebaixado por pouco, alguns dizem que foi graças a Gustavo Nery.

É provável que seu maior reforço seja a permanência do atacante Kleber Pereira, não acomodado o time da baixada está de namoro com o lateral esquerdo Léo, o futuro do outro lateral, Kleber é uma incógnita. No banco, o técnico Márcio Fernandes terá que provar que realmente tem condições de dirigir o Peixe.

O Santos anda quieto, não mete medo em ninguém, mas trata-se de um time de expressão e pode sem dúvidas, brigar diretamente por títulos, apesar de essa tarefa ser muito difícil.

Pelos lados do Corinthians, o time que está sendo montado para 2009 a primeira vista parece ser bom, além de toda a badalação envolvendo a contratação de Ronaldo, o timão ainda espera pela chegada do zagueiro e lateral esquerdo Sérgio Escudero. Quanto ao fenômeno, uns acreditam outros não, contudo é bem provável que todos os torcedores, mesmo os rivais, torçam por sua recuperação.

O time do Parque São Jorge vem forte, é bem provável que lute por títulos, sobretudo o Paulista, contudo segundo Mano Menezes, técnico do Corinthians, se em 2008 o objetivo principal era o acesso a elite do futebol brasileiro, em 2009, a conquista de uma vaga na Copa Libertadores da América é a principal meta do time.

Os outros clubes paulistas correm como sempre por fora, porém assim como nos últimos anos, ao menos no paulista, os chamados clubes do interior darão trabalho aos grandes, principalmente o Barueri que conquistou uma das vagas para disputar o Brasileirão de 2009 e o Santo André, que também subiu à elite do futebol brasileiro e tem em seu elenco Marcelinho Carioca e Márcio Mexirica.

Resta saber se toda essa qualidade demonstrada no papel, e nas apresentações, se transformará em espetáculo para os torcedores, que ultimamente andam carentes de bons jogos!

Fica para nós, que apreciamos um bom futebol, o anseio pelo apito inicial, em especial para São-Paulinos e Corinthianos, pois o primeiro clássico paulista será entre estes dois times, no dia 15 de fevereiro.

Gutemberg Mendes Tavares

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.